sábado, 27 de outubro de 2012

Invação do Parque Nacional Jericoacoara/Preá

O Parque Nacional de Jericoacoara, teve cerca de 1.500 ha de seu território invadido na noite de quinta para sexta feira, 26, em uma faixa que faz fronteira com a comunidade da Praia do Preá, zona Leste do parque.
clip_image002
Os invasores apropriaram-se de uma faixa de terra situada entre o limite Nascente do parque, na Comunidade de Praia do Preá até o Riacho Doce, na fronteira entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, lado Oeste, limitando-se ao Sul com as dunas e ao Norte com a Praia. A explicação dada pelos invasores é de que a área havia sido liberada pelo ICMbio.
clip_image004
Durante a noite, foi grande a movimentação de pessoas transportando madeira para demarcação dos terrenos, uma atitude que causou prejuízos aos moradores vizinhos ao parque, pois tiveram suas cercas desmanchadas para retirada da madeira, um ato de vandalismo e desrespeito ao patrimônio particular. O apagão facilitou a ação de retirada da madeira dos quintais. Cedo, alguns proprietários foram ao local na tentativa de recuperar a madeira que havia sio retirada de suas cercas. Pela manhã, ainda era grande o movimento de pessoas transportando madeira e concluído as demarcações dos terrenos e fazendo novas demarcações. Ainda não foi identificado o mentor desta ação criminosa.
clip_image006
Motos, carroças, carros foram usados para o transporte de madeira para a demarcação dos terrenos. Ao meio dia, a área demarcada já se aproximava do Riacho Doce. Muitos curiosos foram ao local. O objetivo era demarcar toda a área e cercar até o final do dia. O gerente do Parque Nacional Vagner, a Polícia Ambiental e PMTUR compareceram ao local e determinaram que fosse retirada toda a madeira que havia sido colocada dentro da área do parque em um prazo de 24hs.
clip_image008
O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, no estado do Ceará, fica situado nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara e foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007. Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira.
clip_image010
O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

clip_image012

O Gerente do Parque Vagner esteve no local e conversou com os invasores e disse que o que estavam fazendo era um crime e não ia permitir que isto acontecesse, pois estava ali para defender o parque e pediu para que todos retirassem as estacas e que quem tentasse invadir o parque seria penalizado de acordo com a legislação e comprometeu-se a fazer uma reunião com a comunidade para maiores esclarecimentos sobre a legislação do parque. Há poucos anos houve uma tentativa de invasão, mas uma intervenção dos administradores do parque fez com que a invasão fosse contida.

Dr. Lima - Jornal A Folha

0 Respostas a “Invação do Parque Nacional Jericoacoara/Preá”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto