sexta-feira, 29 de março de 2013

RELIGIOSIDADE, TRADIÇÃO E SUPERSTIÇÃO NA SEXTA-FEIRA SANTA EM CAIÇARA



Nesta sexta-feira da Paixão do Senhor, o comércio de Caiçara, fecha suas portas. É uma tradição da comunidade: os comerciantes não abrem seus estabelecimentos comerciais em respeito ao feriado católico. Muitos também, falam em uma superstição de que "quem pega em dinheiro na quinta-feira à noite ou na sexta-feira santa tem sua vida prejudicada no futuro," (Lembram de Judas Iscariotes?, pois é).
Uma outra tradição mantida na comunidade é a visita que a maioria dos afilhados faz a seus padrinhos levando bolos, doces, pães, chocolates... e é claro para pedir uma bênção especial. A quem chege até mesmo a fretar um transporte, já que os padrinhos moram em outras cidades.

Pedro Paulo e sua madrinha Eliane Queiroz
 
O QUE A IGREJA CELEBRA NA SEXTA-FEIRA SANTA?
A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.
Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João. São três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo.

O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”.

E o quarto momento é a comunhão. Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou.

Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

   
Este ano a Celebração da Paixão do Senhor na sede da Área Pastoral de São Francisco de Caiçara será às 19hrs. Após a celebração litúrgica haverá a exibição de um filme na praça.

 https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/483214_449111968502994_1397334198_n.jpg

 

0 Respostas a “RELIGIOSIDADE, TRADIÇÃO E SUPERSTIÇÃO NA SEXTA-FEIRA SANTA EM CAIÇARA”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto