quinta-feira, 28 de março de 2013

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR EM CAIÇARA



Na noite desta quinta-feira, 28, a comunidade católica da sede da Área Pastoral de São Francisco de Caiçara, participou da missa da Ceia do Senhor, celebração que abre o Tríduo Pascal. Durante a missa, Pe. Marcone lavou os pés de 12 membros da comunidade, lembrando o gesto de Jesus
Depois da missa houve adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia noite com reversamento dos grupos e pastorais.


ENTENDA A QUINTA-FEIRA SANTA?
Na Quinta-feira Santa pela manhã, os padres costumam celebrar com os fiéis e seu bispo a missa do Crisma. Trata-se de uma liturgia onde ocorre a bênção dos oléos do Batismo, da Crisma e dos Enfermos, com a renovação das promessas sacerdotais.

Já na missa da noite, em suas paróquias, todos celebram a missa da instituição da eucaristia e do sacerdócio, com a cerimônia de lava pés. São João é o único que nos relata este gesto simbólico de Jesus na Última Ceia e antecipa o sentido mais profundo do “sem-sentido” da cruz.
Um gesto incomum para um mestre, próprio dos escravos, converte-se na síntese de sua mensagem e dá aos apóstolos uma chave de leitura para enfrentar o que virá. Em uma sociedade onde as atitudes defensivas e as expressões de autonomia se multiplicam, Jesus humilha nossa soberba e nos diz que abraçar a cruz, sua cruz, hoje, é ficar ao serviço dos outros. É a grandeza dos que sabem fazer-se pequenos, a morte que conduz à vida.
Costuma-se ainda realizar adorações a Jesus Eucarístico durante esta noite.

0 Respostas a “CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR EM CAIÇARA”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto