quinta-feira, 23 de maio de 2013

CAIÇARA SE PREPARA PARA O DIA DO DISTRITO




O Distrito de Caiçara foi criado pela Lei Estadual nº 11.323, de 22 de maio de 1987. Em homenagem a esta data, uma das ruas da sede do distrito recebeu o nome de Rua 22 de Maio.
Caiçara é um das comunidades mais antigos da região Vale do Acaraú. Segundo alguns livros que tratam da origem dos municípios do estado do Ceará a capela de Caiçara foi construída em 1880, ainda durante o império português que governava o Brasil.
Seu destaque na região sempre foi muito grande.

Na política: No início dos anos 60, quando ainda pertencia ao município de Acaraú, Caiçara teve a alegria de eleger um vice-prefeito: o Sr. João Ladislau de Paulo Magalhães, que foi eleito junto com Adenor Martins. Nesse período foi construído o primeiro prédio escolar na comunidade (onde hoje funciona a Creche Convívio da Amizade). Naquela época as aulas aconteciam nas casas de algumas famílias. Segundo a Sra. Ana Silveira, que mora em Caiçara desde 1939, seu pai e outros moradores, pagavam professoras para ensinarem seus filhos nas próprias residências.
Em 1985, no plebiscito para a emancipação política do distrito de Cruz, mais uma vez Caiçara foi destaque: quase cem por cento de seus eleitores votaram SIM como a maioria da população com direito a voto. Confirmada a emancipação, houve uma grande carreata de Cruz até Caiçara, numa das manifestações mais emocionantes da vida da comunidade. Desde 1997, a sede do distrito mantém pelo menos um representante na Câmara de Vereadores. Atualmente, seu representante, Raimundo Brandão de Sousa, é o presidente do legislativo municipal.
Desde a emancipação de Cruz, a sede do distrito não parou de crescer. Sempre foi beneficiada por todas as gestões. Dentre tudo o que já foi construído, destaca-se: uma nova Escola, um Posto de Saúde, um Conjunto Habitacional, uma Praça, uma Quadra Poliesportiva, energia, sistema de abastecimento de água e calçamento. É claro que ainda há muitas carências e a população espera muito da nova gestão municipal.

Na religião: Caiçara sempre foi uma terra de missão. Durante décadas recebeu as Santas Missões Populares celebradas por frades capuchinhos. Isso deixou um legado espiritual incomparável e um amor pela Igreja em sua gente. E como lembrança a este período de evangelização, em 1939, foi construído na comunidade um marco religioso “o santo cruzeiro”, como é chamado por todos, um dos símbolos religiosos mais antigo da Diocese de Sobral. Sua presença é muito viva na vida da comunidade e ao seu redor sempre acontecem missas e outros eventos religiosos.
O repentista João Martins dos Santos (João Ana), em sua embolada "lindo lugar" dedica ao Cruzeiro um de seus versos:

Tem um Cruzeiro em lembrança do Pe. Pedro
Que em cima do penedo
Ele está bem localizado
Em trinta e nove, a dezenove de novembro
Ainda hoje eu me lembro
Quando foi inaugurado.

Lindo lugar, lindo lugar
É a Caiçara que eu vou representar.



Na história da evangelização de Caiçara, destacam-se também os saudosos Monsenhor Sabino e Monsenhor Edson Magalhães e o atual pároco de Cruz, Manoel Valdery da Rocha.
Em 16 de julho de 2009 a capela de São Francisco de Caiçara foi elevada à categoria de Área Pastoral pelo então bispo de Sobral, D. Fernando Saburido. Seu primeiro administrador foi o Pe. Mailson Costa Sousa e atualmente é dirigida por Pe. José Marcone Martins.

No Turismo: Os pontos mais visitados do distrito são a Lagoa Azul, que recebe turistas do mundo inteiro, devido sua proximidade com Jericoacoara e a Praia do Preá, um dos melhores locais do litoral cearense a prática do kit surf.

Um pouco da história da Festa
A Festa do Distrito de Caiçara aconteceu pela primeira vez em 2000. O vereador Raimundo Brandão de Sousa incentivou a EEF João Ladislau de Paulo Magalhães a fazer um movimento que tornasse o dia 22 de maio (dia da criação do distrito) em um dia de festa para o povo da comunidade e de toda região.
Na primeira comemoração houve algumas apresentações no patamar da igreja de São Francisco destacando: a cultura, o artesanato, a agricultura, a pesca, a religiosidade, e os costumes de seu povo.
Depois desta primeira comemoração a festa caiu no gosto das pessoas, passando a ser realizada nos clubes particulares da sede do distrito. Nos últimos anos a festa não parou mais de crescer, e agora é realizada durante um dia todo e em praça pública devido a grande quantidade de pessoas que participa. A partir de 2004 a Prefeitura e as Secretarias Municipais passaram a apoiar os movimentos e realizarem suas ações.
A festa do distrito de Caiçara, hoje é uma das maiores da região e é muito esperada por todos. Este ano está sendo preparada uma grande festa que acontecerá no sábado, dia 25 de maio.
Por: Edson Pinto

0 Respostas a “CAIÇARA SE PREPARA PARA O DIA DO DISTRITO”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto