quarta-feira, 18 de maio de 2011

O DISTRITO DE CAIÇARA


O distrito de Caiçara foi criado pela Lei Nº 11.323, de 22 de maio de 1987. Em homenagem a esta data, uma das ruas da sede do distrito recebeu o nome de Rua 22 de Maio.
Caiçara é um dos lugares mais antigos de nossa região. Para se ter uma ideia, segundo alguns livros que tratam da origem de alguns municípios do Ceará, sua primeira capela foi construída em 1880, ainda durante o império português que governava o Brasil.
Seu destaque na região sempre foi muito grande, sobretudo na religião e na política. Quando ainda pertencia ao município de Acaraú, Caiçara teve a alegria de eleger um vice-prefeito: João Ladislau de Paulo Magalhães, que foi eleito junto com Adenor Martins. Nesse período foi construído o primeiro prédio escolar na comunidade (onde hoje funciona a Creche Convívio da Amizade). Até aquele momento as aulas aconteciam nas casas de famílias, na igreja ou casa paroquial.
Já em 1985, na campanha para a emancipação política do distrito de Cruz, mais uma vez Caiçara foi destaque: quase cem por cento de seus habitantes votaram SIM como a maioria da população. Desde 1997, a sede do distrito de Caiçara mantém pelo menos um representante na Câmara de Vereadores.
Desde a emancipação de Cruz, a sede do distrito não parou de crescer. Dentre tudo o que já foi construído, destacam-se: uma nova Escola, um Posto de Saúde, um Conjunto Habitacional, uma Praça, uma Quadra Poliesportiva, energia, calçamento... Os pontos mais visitados do distrito são a Lagoa Azul e a Praia do Preá. A lagoa de Caiçara, que no momento está cheia, é usada para pesca e como um ponto de lazer para a pulação.
Em 16 de julho de 2009 a capela de São Francisco de Caiçara foi elevada à categoria de Área Pastoral pelo bispo da diocese de Sobral D. Fernando Saburido. O atual Administrador Pastoral é o Pe. José Marcone Martins.
Caiçara hoje conta uma Rádio Comunitária, a MARAZUL FM.

Por: Edson Pinto

1 Resposta a “O DISTRITO DE CAIÇARA”

Unknown disse...
21 de março de 2015 às 08:18

Cadê os dados estatísticos e geográficos


Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto