terça-feira, 22 de maio de 2012

CAIÇARA 25 ANOS!




DESCRIÇÃO HERÁLDICA

CRUZ COM BASE
A cruz com a base representa o Santo Cruzeiro que foi construído em 1939 por frades franciscanos que realizaram uma Santas Missões na época. Recentemente completou 70 anos, símbolo da religiosidade não só da Caiçara, mas da região, pois a caiçara era uma centro da religiosidade da região do baixo Acaraú, pois em épocas passadas havia apenas duas Igrejas na região, a de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú e de São Francisco de Caiçara, muitas fiéis de outras cidades vizinhas receberam os sacramentos do batismo e do matrimônio em Caiçara. Desde 2009 Caiçara é constituída Área Pastoral com vista a ser paróquia por seu legado religioso.

CIRCULO COM TRES SIMBOLOS – ESPORTE, LAGOA E ESCOLA
O circulo que contem três campos: um representa o esporte, a Caiçara tem uma vocação para o esporte, muito Caiçarenses são amantes de esporte, aqui possui torneios tradicionais que mobiliza todo distrito no decorrer do ano. O outro campo representa a lagoa de Caiçara, sua importância se dá no incremento da renda das famílias e no lazer da comunidade. O campo amarelo destaca a escola do distrito instituição importante na educação dos filhos dessa terra.

CIRCULO MAIOR CERCA
O circulo de fora representa uma cerca que leva a origem do nome do distrito. A palavra “caiçara” tem origem tupi-guarani. Ca significa pau, mato; içara quer dizer armadilha. Caiçara é um tipo de proteção feita de galhos e varas que os índios usavam em volta de suas casas ou para pescar. Com o tempo, a palavra passou a ser usada para identificar esse povo que leva uma vida moldada pelo mais diversificado e recortado trecho litorâneo do país.

FAIXA DOURADA
A faixa dourada trás os ano da criação do distrito, pela lei estadual nº 11323, de 22-05-1987, é criado o distrito de Caiçara e anexado ao município de Cruz e o ano de 2012 que se comemora os 25 anos de criação do distrito de Caiçara


Criação da logomarca dos 25 de distrito de Caiçara:
  • Janailson 9º ano B
  • Claiton 6º ano B
  • Vanessa 7º ano U
  • Maria Janiele 7º ano U
Adaptação: Eduardo Luís


Pe. Marcone Martins

0 Respostas a “CAIÇARA 25 ANOS!”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto