sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cônego Gonçalo de Pinho Gomes é o novo Vigário Geral da Diocese de Sobral




O anúncio foi feito na passada quinta-feira, dia 03 de fevereiro, pelo Bispo diocesano de Sobral, Dom Odelir José Magri, mccj.

“É com alegria que comunico a todo o presbitério e a todos os fiéis, que nomeei dia 03 de fevereiro o nosso caro cônego Gonçalo de Pinho Gomes como vigário geral da nossa diocese”, afirmou Dom Odelir.
O recém-nomeado vigário geral lembra que a sua nova missão “é um cargo de serviço ao Bispo da diocese”, pois “o vigário geral é o colaborador mais próximo do Bispo”. Para o Cônego Gonçalo “a relação com o presbitério será essencial”.
Cônego Gonçalo de Pinho Gomes falando a nossa reportagem disse: “foi pra mim uma grande surpresa da minha nomeação feita por nosso bispo dom Odelir José Magri. Confiando-me este importante cargo de ser daqui pra frente Vigário Geral da Diocese de Sobral. Olhando bem, para dentro do meu coração e por um momento tentei resistir, ao mesmo tempo, o coração me fez diante do apelo de Dom Odelir e dos meus colegas padres, aceitar mais esta missão em minha vida que abraço sem vaidade. Embora, seja o padre mais velho em atividade, penso que posso desempenhar mais esta tarefa e, sobretudo, dá este tipo de ajuda ao nosso novo bispo no governo da diocese de Sobral. Espero que com a graça de Deus e confiança dos meus colegas, a gente possa desempenhar este importante trabalho. Para garantir a tranquilidade dos meus paroquianos irei continuar como pároco da igreja da Sé e, para isso, contamos com a ajuda do nosso cooperador”, finalizou Cônego Gonçalo.

Biografia
Cônego Gonçalo de Pinho Gomes é filho de Raimundo Gomes Elesbão e Maria Rodrigues de Pinho. Nasceu em Poranga (CE), aos 28 de março de 1936, quando jovem veio estudar no Seminário São José desta cidade – Sobral, tendo-se destacado no curso de 1952 a 1957.
Promovido ao curso superior do Seminário Maior, em Fortaleza, no bairro da Prainha, estudou com êxito Filosofia e Teologia – 1958 a 1959 e 1960 a 1963, respectivamente.
Dom João José da Mota e Albuquerque, o segundo bispo dessa diocese, apreciado por sua dinâmica renovadora, na Catequese, na Obra das Vocações Sacerdotais, no Movimento do Mundo Melhor, participou, como nosso Pastor, de três dos momentos do Concílio Vaticano II, promovido em Roma, Cidade Eterna, por João XXIII, recentemente beatificado. Era orador e jornalista primoroso (em nosso Correio da Semana), e muitos o chamavam “o Bispo do Amor”.
Dom Mota, na festa da Epifania, em 06 de janeiro de 1963, conferiu a ordenação sacerdotal ao esperançoso Gonçalo em Poranga, sua terra natal.
O novo presbítero teve a paróquia de Acaraú como primeiro campo de ação, sendo vigário cooperador do Mons. Sabino de Lima Feijão. A seguir, dirigiu por algum tempo a paróquia de Aracatiaçu. Assumiu depois o posto de vigário cooperador da paróquia da Sé – Catedral, dando apoio ao Mons. Domingos Araújo. Com a morte deste, recebeu o encargo de administrar a paróquia, passando em definitivo à função de pároco.
É Cônego do Cabido de Roma, Vigário da Região Episcopal Sede e atualmente, é presidente da “Comissão Para a Vida e a Família,” reeleito na 27ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Na educação, foi professor da Universidade (UVA), do Instituto de Teologia e Pastoral (ISTEP), do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota.

0 Respostas a “Cônego Gonçalo de Pinho Gomes é o novo Vigário Geral da Diocese de Sobral”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto