sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alcântaras comemora nova Igreja Matriz





Em solenidade com missa em frente ao novo templo, católicos de Alcântaras recepcionam nova Igreja Matriz

Alcântaras. Seu Joaquim Cunha Filho, o Quinca Gregório, tem o orgulho de ter presenciado a inauguração dos dois templos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, neste Município, na Serra de Meruoca. Ao alto dos seus 85 anos de idade, Quinca Gregório se batizou e se casou, na igreja antiga, que foi demolida em 2009; e na noite de anteontem viu a festa de inauguração da nova Matriz. Sentado na calçada de sua casa viu toda festa durante a missa campal, no patamar da nova igreja, que agora leva o nome de Largo Roberto Ximenes Aragão, construído pelo Governo do Estado.

"Estou feliz. Para minha terra é um exemplo, pois em tempo recorde, em menos de dois anos demolir uma igreja, que estava para cair e construir outra bonita, é muito orgulho. Isso é para agradecer a Deus e a quem fez", disse seu Quinca Gregório.

Ele e mais de cinco mil pessoas assistiram à missa de bênção da igreja e à consagração do altar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comandadas pelo bispo diocesano de Sobral, dom Odelir José Magri; arcebispo de João Pessoa (PB), dom Aldo de Cillo Pagotto; pároco de Alcântaras, padre Edmilson Eugênio Nascimento; vigário geral de Sobral, monsenhor Gonçalo Gomes; e por mais 40 padres convidados.

A igreja antiga foi demolida em novembro de 2009 "porque a situação era de grande intervenção e a comunidade optou por uma mudança radical que foi a demolição. Hoje, a gente contempla esta nova igreja e todos reconhecem que valeu a pena", destaca o padre Edmilson Eugênio.

A nova igreja demorou 23 meses e 26 dias para ser construída. Custou R$ 700 mil. Ela tem todo piso em granito (380 metros quadrados), teto em metal, altar moderno, vitrais e foi preservada parte da fachada original, com acréscimo de grande vitral com imagem de Jesus Cristo. As duas torres tradicionais foram mantidas.

A obra começou em três de novembro de 2009, logo após a demolição. "Hoje, o milagre aconteceu. A nova igreja surge dos escombros de uma igreja sólida e se torna uma das mais belas do Ceará, tão majestosa que parece não caber na cidade", festeja o padre. Ele fez questão de agradecer a toda comunidade na missa, que em mutirão ergueu o novo templo. Citou nominalmente os responsáveis pela construção: mestre de obras Manuel Valto de Sousa, os engenheiros civis Narcélio Guedes da Silva e Teodora Ximenes e a arquiteta Regina Catunda. Eles ganharam placa de homenagem afixada nova igreja.

Reconhecimento

Foram entregues na missa algumas placas de reconhecimento pela ajuda na construção. A igreja anterior, apesar de quase centenária, só passou a ser sede de paróquia há cinco anos, saindo de capela para paróquia de N. Sra. do Perpétuo do Socorro. "E é uma feliz coincidência inaugurarmos a nova igreja exatamente neste 19 de outubro quando fazemos cinco anos de elevação a paróquia", disse o padre.

Dom Odelir Magri se encantou: "basta olhar que ficou uma igreja muito bonita. Agora espero que a beleza dessa igreja de pedra possa ser sinal de beleza de uma Igreja viva. De uma comunidade que vive a sua experiência de fé, de encontro com Jesus Cristo". Dom Aldo, ex-bispo de Sobral (1998-2004), ressaltou a obra continuada pelo ex-bispo de Sobral (2005-2009), hoje arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, para a obra em Alcântaras. "Parabenizar d. Fernando que continuou o serviço e agora d. Odelir que terminou. Quem ama a Igreja, constrói a igreja, que está aí, bela".


Dom Odelir, Pe. Edmilson Eugênio e Dom Aldo

Fonte: Diário do Nordeste, edição de 21/10/2011

0 Respostas a “Alcântaras comemora nova Igreja Matriz”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto