segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ondenações em Cruz

Seminarista De Assis Neto (imagem do Blog do EduardoJaneiro se aproxima e a Diocese entra em festa pelos novos padres que vai receber. Os jovens seminaristas foram preparados durante vários anos, em dois seminários, o de Sobral e o de Fortaleza, foram julgados dignos de receber a Missão e as ordenações de presbíteros estão aí. São quatro novos sacerdotes: Fábio Soares, Francisco Juniel, Júlio Nascimento e De Assis Neto.
Os dois últimos, nascidos e residentes na Paróquia de São Francisco, de Cruz, do Regional Vale do Seminarista Júlio  (Imagem Blog do Eduardo)Acaraú: Diáconos Francisco de Assis, de Cedro, e Francisco Júlio, de Espinhos. A cerimônia de ordenação deles, a ser presidida por Dom Odelir, bispo diocesano, será em Cruz mesmo, no dia 20 de janeiro próximo, festa de São Sebastião, com início às 18 horas. As primeiras missas serão no dia 21 de janeiro (sábado), às 8 da manhã em Espinhos, e às 18 horas em Cedro.
Em Cruz, uma Comissão Preparatória já ensaia o Hino que vai ser cantado em louvor à data, com letra de minha autoria e música do padre Antônio Silveira Bastos. Para ajudar os leitores do Em Dia com a Igreja na percepção do que vem expresso na letra do Hino, publicamos as anotações teológico-pastorais e sociais contidas, inclusive no Refrão, em cada um dos cinco versos:

Sacerdotes de Cristo sereis;
Nas igrejas, ministros do Altar.
Toda bênção do céu vós tereis
Na missão de o Evangelho pregar!

O texto deste verso fala anunciando que aos padres é transmitida uma participação singular no sacerdócio de Cristo ─ um sacerdócio ministerial. Por meio deste, a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos continua a ser exercida na Igreja. Desse modo, os novos sacerdotes, anteriormente leigos, passam agora ao estado clerical, na condição de presbíteros, integrando a hierarquia da Igreja, como ministros ordenados.
Ministros ordenados, também denominados ministros sagrados ou clérigos, além do sacerdócio comum de todos os fiéis, exercem um sacerdócio distinto dos demais, por receberem um poder sagrado para o serviço dos irmãos.

0 Respostas a “Ondenações em Cruz”

Postar um comentário

© Caiçara Notícias - Todos direitos reservados. | 2009 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto